Jun2018 ASSISTE

A Associação de Solidariedade Social das Cortes promoveu um ASSISTE Got Talent.

Como o velho ditado popular diz: em Abril águas mil. E como a chuva não deu tréguas no mês de abril, os utentes do Centro de Dia não tiveram oportunidade de fazer passeios ou caminhadas ao ar livre e dedicar-se a atividades no interior da instituição. Fizeram sabonetes artesanais muito originais e cheirosos. A nossa “Professora” Sara Confraria tem ajudado a instituição ensinando a arte da saboaria e oferecendo alguns materiais para que seja possível realizar esta atividade. Aproveitamos para agradecer a sua amabilidade.

Com a entrada do mês de maio, veio a Festa da Sr.a da Gaiola e a Assiste esteve, mais uma vez, representada na procissão da festa. A sua Direção decidiu participar, com mordomado, nesta festa.

No dia 7 os idosos passaram a tarde na festa. Apreciaram as padroeiras de todos os lugares e os respetivos andores, aproveitaram para pagar o mordomado e deliciaram-se com as filhós oferecidas pela Comissão da festa.

Nos dias 3 e 28 receberam alegria e musicalidade das Novas Primaveras da Samp.

No dia 15 celebraram o dia da Família na companhia de alguns familiares e amigos que os visitaram. Associou-se a esta comemoração o Acordeonista Vítor Oliveira de Santo Antão – Batalha, que nos ofereceu uma tarde de entretimento muito animada, seguida de um lanche.

No dia 16, a tarde foi dedicada à fé na companhia do Senhor Padre Augusto que celebrou a missa na ASSISTE.

No dia 24 os idosos deslocaram-se ao Museu MIMO – Museu de Imagem e Movimento para apreciar a exposição “Nós e os Outros” na companhia dos nossos amigos do teatro, O Gato. À semelhança do ano anterior, que participámos numa peça de teatro, estamos a preparar uma nova peça. Maio é o mês de arranque para este projeto, “O gato vai ao lar”, e teremos novidades para breve.

No dia 25, houve farturas para todos. Quando não podemos ir à feira, trazemos a feira até nós!
Mês de Maio

Maio foi também marcado pelos preparativos para o concurso de talentos: “ASSISTE GOT TALENT”. Este é um concurso interinstitucional organizado pela ASSISTE que reúne diversas aptidões artísticas de idosos, nos campos da pintura, escultura, música, vocal, literatura, dança, artesanato, etc. e premeia as melhores criações ou talentos.

Dia 29 de maio foi o grande dia e realizou-se a segunda edição deste concurso de talentos. Houve particular atenção na escolha da mesa de jurados, havendo membros especializados em diferentes áreas:

• D. Júlia Matias, costureira de profissão, com particular interesse pela cozinha. Participou em variados concursos televisivos, tais como o chefsacadamy e mais recentemente no programa “As receitas lá de casa”, na RTP1.

• Senhor Francisco Bento, que foi Contramestre na Filarmónica das Cortes, com vastos conhecimentos da área da música, especialmente em todos os instrumentos musicais de palheta;

• E o nossa amiga Joana Lopes, que tem 18 anos e um gosto especial por ginástica. Praticou ginástica durante 3 anos e atualmente é professora de ginástica acrobática e de solo no ginásio clube acrotumb de Leiria.
Estiveram presentes neste concurso 4 instituições: a ADESBA - Barreira, a Liga Campos Do Lis – Gândara, o Centro Social Baptista – Cruz d´areia e o Centro Paroquial de Assistência de Reguengo do Fétal. Foram 24 participantes a apresentar 8 talentos.

Em primeiro lugar ficou a D. Maria do Céu Silva da Liga Social e Cultural campos do Lis que encheu a sala de alegria com um twist muito bem dançado; em segundo lugar o Senhor Ezequiel Ferreira da Assiste que tocou variadas músicas na sua harmónica e em terceiro lugar o Senhor António Franco que veio do Reguengo do Fétal declamar e cantar poesia.

No fim de toda a partilha de saberes tão rica e diversificada houve lanche partilhado entre todos os convidados.


JDC.jpg

Agenda de eventos

_

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

Descubra mais na edição em papel do mês de Novembro:

- ASSISTE | Peça de teatro “Nós e os outros”

- IGREJA | Fundo paroquial angaria fundos

- 9 anos de N’ASA

- Banda Catraia de parabéns

 E muito mais! Assine o Jornal das Cortes e receba todos os meses, em primeira mão, o melhor da freguesia.

m_tenda.jpg