O Jornal das Cortes constituiu uma parceria com a Delegação de Leiria do INATEL para a organização de um colóquio sobre “Miguel Torga em Leiria”, a realizar no próximo dia 2 de Fevereiro, a partir das 14h30, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola, em Leiria. Esta iniciativa pretende assinalar o centenário do nascimento do escritor, que foi também médico em Leiria, cidade onde o seu ímpeto literário se manifestou, marcando a sua carreira indelevelmente. Vão estar presentes cerca de uma dezena de participantes que abordarão temáticas que vão da história à literatura, terminando a jornada com um espectáculo teatral, no teatro Miguel Franco, à noite, com a peça “No Rasto de Miguel Torga”, pelo grupo URZE Teatro, de Vila Real, numa iniciativa da Câmara de Leiria.

Como é sabido, Miguel Torga é o pseudónimo literário do médico Adolfo Rocha. Nascido em 1907, foi como médico que exerceu em Leiria algum tempo, a partir do Verão de 1939, aqui tendo escrito algumas das suas obras mais importantes e colhido motivos para outras, de par com alguns dissabores. Um deles foi a prisão, em 30 de Novembro de 1939, e a transferência para a cadeia do Aljube, sob a alçada da PVDE, só tendo sido libertado em 2 de Fevereiro de 1940.

Na passagem do centenário do nascimento do escritor, foi justamente o dia 2 de Fevereiro, dia da libertação, que escolhemos para a realização do colóquio sobre o qual já podemos adiantar mais informação.

Assim, a Comissão Organizadora tem a seguinte constituição: Carlos Alberto Silva, Carlos Fernandes, Alix de Carvalho e Albertina Ramos. O projecto gráfico é da responsabilidade de Inês Maça.

O colóquio tem o patrocínio da Fundação Caixa Agrícola e o apoio da Câmara Municipal, do Grupo dos Serões Literários das Cortes e da Caixa de Crédito Agrícola de Leiria. Se está interessado/a, fique atento/a porque brevemente será divulgado o programa oficial. Contamos com a sua presença!

 


capa-dezembro.jpg

Agenda de eventos

_

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

Descubra mais na edição em papel do mês de Novembro:

- ASSISTE | Peça de teatro “Nós e os outros”

- IGREJA | Fundo paroquial angaria fundos

- 9 anos de N’ASA

- Banda Catraia de parabéns

 E muito mais! Assine o Jornal das Cortes e receba todos os meses, em primeira mão, o melhor da freguesia.

mobilWEB.jpg