lancamentocadernoestudos

O 3.º volume dos Cadernos de Estudos Leirienses foi lançado no dia 6 de Dezembro de 2014 na Biblioteca Municipal da Nazaré, com apresentação a cargo do Professor Saul António Gomes e do Mestre Carlos Fidalgo, com uma vasta plateia a assistir. Este volume, produzido pela Textiverso, de Leiria, tem 432 páginas e trabalhos de 23 investigadores do Distrito de Leiria.
Conforme escrevera na introdução a este volume, o Professor Saul Gomes reiterou que os Cadernos «têm vindo a concitar uma crescente adesão por parte de investigadores regionalistas e também por parte dos seus públicos», acrescentando que o número de páginas impressas do 3.º volume «é revelador da potencialidade científica de Leiria e da sua região enquanto espaço e sujeito de estudo no domínio das ciências sociais e humanas».
livro01E concretizou: «A Nazaré afirma-se pelos estudos dedicados à história das suas igrejas, da sua freguesia e dos seus relojoeiros. Mais a norte, uma outra praia, a do Pedrógão, o Pinhal de Leiria, a orla da mata e as migrações sazonais dos "Ratinhos" interessaram os autores que historiam o passado destes lugares e destas gentes e questionam o seu presente. Os calcários da região emergem centralmente nos estudos dedicados às oficinas de cantarias de Ernest Korrodi e à consideração das técnicas e dos materiais construtivos da casa rural da região oureense. E é ainda pela senda dos trilhos serranos e da pedra como elemento construtivo e estético que se pode percorrer o património arquitetónico por terras da Princesa Peralta, com Figueiró dos Vinhos como centro de referência.»
Neste 3.º volume «retomam-se e concluem-se, ainda, textos vindos do anterior número, relativos aos Mosteiros de Alcobaça e de Santa Maria de Cós, dando-se lugar a novos estudos sobre a questão museológica em Porto de Mós, o Mosteiro da Batalha, o património arqueológico do Vale do Lapedo, o bispo D. Pedro Vieira da Silva ou um velho tombo arquivístico relativo à cidade de Pombal em tempos setecentistas.»
O 4.º volume dos Cadernos de Estudos Leirienses será lançado em Alcobaça em finais de Maio de 2015. –


56730576_2263891023650261_4367810035829440512_n.jpg

Agenda de eventos

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

manetaWEB.jpg