Acacio01

Um novo livro sobre a região de Leiria foi lançado a 21 de Maio de 2015, nas vésperas do Dia da Cidade. Trata-se de “Elites Políticas de Leiria: 1910-2000”, da autoria de Acácio Fernando de Sousa.

Tem 350 páginas mais um CD correspondente a quadros prosopográficos dos órgãos políticos e organizações de interesse.

É uma edição da Textiverso, n.º 28 da colecção “Tempos & Vidas”. A apresentação decorreu na sede da Fundação Caixa Agrícola de Leiria e foi feita pelo Professor Pedro Tavares de Almeida.

livro01Com a sala repleta, o Professor Pedro Tavares de Almeida não fez propriamente a apresentação do livro, mas antes uma dissertação à volta do tema, de alguma forma desmontando os conceitos envolvidos. Sobre o livro e o autor deixou expresso: «Sem prejuízo de o leitor poder discordar de algumas hipóteses explicativas e inferências analíticas do autor, o sólido conhecimento que este possui da história contemporânea (passada e recente) de Leiria e dos acervos documentais locais (...) fazem desta obra um marco importante e uma referência inquestionável na investigação empírica sobre a cena política e os seus principais actores na Leiria novecentista.»

Objectivamente, o autor esclarece que «os 90 anos abordados têm como objecto as elites da República em Leiria nos três regimes identificados visando a sua caracterização no que toca: aos modelos de recrutamento; à carreira e às representações; ao desempenho; às continuidades e descontinuidades nos momentos de mudança; e até que ponto elas foram agentes do desenvolvimento local».

Este livro constitui a tese de Doutoramento em Ciência Política / Elites e Pensamento Político apresentada pelo autor à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e defendida em Fevereiro de 2014. Tem três capítulos distintos, parta além da Introdução: I- A I República e as novas elites políticas; II- O Regime Autoritário e as elites; e III- O Regime Democrático (1974-2000). Em extratexto, inclui um caderno a cores de 16 páginas, com gráficos.

E, como referimos atrás, ainda um CD com quadros prosopográficos dos órgãos políticos e organizações de interesse.