Abril filarmonica

O sonho era celebrar os 140 anos da Filarmónica das Cortes com um grande encontro de filarmónicas na inauguração de uma sede nova, no pavilhão da antiga adega cooperativa.

O projeto tinha sido apresentado aos sócios e à população, houve promessas de apoio por parte das entidades oficiais, mas o aniversário tão desejado acabou por chegar sem que as ideias saíssem do papel. “Era de facto um sonho, houve promessas mas à última da hora meteram-se outras exigências que a Filarmónica não tem capacidade de executar”, lamenta o presidente da Sociedade Artística e Musical Cortesense, Gabriel Vieira.


De regresso à mesma sede, que tem servido de palco para várias gerações de músicos, direção e maestro aplaudem a obra de requalificação que a Junta fez no telhado e paredes exteriores do edifício da Quinta da Cerca, mas garantem que continuam a sonhar com um espaço novo, maior e com mais condições. “Está muito bonito por fora, está um pouco mais bonito por dentro, mas continuamos inseguros cá dentro porque as paredes continuam velhas”, explica o maestro, Ricardo Botelho.
Para dar alguma dignidade à sede, e uma vez que o projeto das novas instalações não arranca, a Filarmónica investiu na pintura das paredes interiores: “temos que nos ir ajustado ao que temos… Não é o que queremos, queremos muito mais do que isto, mas temos que trabalhar para isso e vamos acreditar que é possível”, adianta Luís Ramos, da direção.
Espaço para concertos, para receber familiares ou outras filarmónicas, condições para quem ensaia e até pormenores técnicos são apenas algumas das razões que justificam a necessidade de uma nova sede. Ricardo Botelho, maestro da Filarmónica das Cortes há mais de vinte anos, deixa um apelo: “Precisamos de ter esse espaço onde fazer música. Neste momento a freguesia também está a perder com isso”.

140.º aniversário
Com ou sem sede nova, a família da Sociedade Artística e Musical Cortesense não perde o entusiasmo para festejar os 140 anos da Filarmónica das Cortes. O aniversário foi marcado com um fim-de-semana de música, convívio e partilha, a 21 e 22 de Abril.
O programa era grande e, entre outras propostas, contou com música na sede, um ensaio aberto no pavilhão da adega cooperativa e um encontro de filarmónicas com direito a concerto. Reportagem na edição de Maio.


capa-dezembro.jpg

Agenda de eventos

_

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

Descubra mais na edição em papel do mês de Novembro:

- ASSISTE | Peça de teatro “Nós e os outros”

- IGREJA | Fundo paroquial angaria fundos

- 9 anos de N’ASA

- Banda Catraia de parabéns

 E muito mais! Assine o Jornal das Cortes e receba todos os meses, em primeira mão, o melhor da freguesia.

geometriadomovelweb.jpg