semanaleitura3

“Na semana da leitura as histórias andam por aí, nas escolas de todo o país e podem aparecer a qualquer momento.

Podem estar no recreio, podem espreitar à janela ou bater à porta da escola, vamos ficar atentos, para as descobrir quando elas chegarem…”

Foi uma semana intensa de entusiasmo, com histórias a aparecer pela escola, no alpendre, à janela, à porta… e também com a participação das famílias que foram ao Jardim de infância contar histórias, a mãe da Constança, do Dinis, da Maria e do Manuel.

JI Cortes

 

 

semanaleitura2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A semana da leitura foi realizada no Jardim de Infância de Reixida, com a colaboração dos pais através da dinamização da hora do conto, diariamente depois do almoço.

Foi com grande expetativa que as crianças receberam os pais, para mais um momento mágico à volta das histórias.

A vinda dos pais/mães, à escola para contar histórias, foi tema de conversa entre as crianças durante toda a semana. Entre si discutiam sobre as histórias que lhes iriam contar. Será que já as conhecemos ou serão novas, se calhar conhecemos outras histórias desse escritor diziam eles.

Foi uma semana vivida com entusiamo, em que vivenciaram cada momento de forma atenta e interessada. Trouxeram livros de casa para partilhar e colaboram com a família na realização de uma história coletiva.

JI Reixida

 

 

De 16 a 20 de março, comemorámos na escola a semana da leitura e associámos a esta semana, a comemoração de dias especiais como:

- Dia do Pai (19 de março)

- Dia Mundial da Árvore e da Floresta, Dia da Poesia (21 de março)

Para promover hábitos de leitura, e porque é uma honra enorme ter os pais na escola, durante esta semana quem dinamizou a hora do conto foram os nossos pais. Trouxeram-nos histórias muito variadas, mas sempre com o objetivo de desenvolver em nós o prazer pela leitura, e de nos darem algum ensinamento.

Queremos agradecer aos pais que nos visitaram por nos terem dedicado um pouco do seu tempo, e convidar todos os que queiram fazê-lo noutra altura para virem à nossa escola.

Como esta era a última semana de aulas do 2.º Período, realizámos imensas atividades diferentes.

Iniciámos a semana com uma ida à Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira para assistir à peça de teatro de sombras “A princesa das lágrimas e das flores”, apresentada por alunos da EB1 de Arrabalde. A história apresentada era uma lenda timorense. No final da peça, ensinaram-nos a dançar uma música também caraterística de Timor. Ainda na biblioteca, tivemos o privilégio de visitar a sala Afonso Lopes Vieira, onde estão muitos livros e objetos pessoais que pertenceram ao escritor leiriense que chegou a viver nas Cortes.

Como atualmente todos nós utilizamos muito a internet, recebemos na EB1 de Cortes a visita de dois agentes da da Escola Segura, que nos falaram um pouco sobre os perigos da internet e nos ensinaram formas de nos protegermos.

Para concluir a semana, realizámos um Peddy Paper desde a EB1 de Cortes até à nascente do rio Lis. Durante o percurso fomos seguindo pistas e realizando tarefas propostas. Foi muito agradável e divertida esta atividade. Chegámos à escola um pouco cansados, mas muito alegres e satisfeitos com as atividades realizadas ao longo deste período. Temos de salientar que esta atividade só foi possível com a participação dos pais e mães, que se disponibilizaram a acompanhar-nos, garantindo assim melhores condições de segurança. Muito obrigada Pais, por estarem sempre presentes para nos apoiar.

EB1 Cortes

 

semanaleitura1

Vinda do escritor

Hoje na minha escola,
aconteceu uma coisa espetacular,
veio cá o Carlos Silva,
contar uma história, de encantar.

A história falava de insetos,
que gostavam de saltar,
também eu e os meus amigos,
decidimos ir tentar.

Depois da história contar,
o seu livros, decidimos ir comprar,
para com a sua história,
os, nossos pais encantar!

Margarida- 2°ano EB1 Reixida

 


Como é bom andar na Escola

A nossa Escola é divertida
há imensa diversão
é a minha escola preferida
digo isto do coração!

Eu tenho mil amigos
cá na escola a brincar,
sou amiga de todos eles,
e brinco com quem encontrar!

Mas também é para trabalhar,
não é só brincar, brincar,
é para usar os materiais
para podermos passar!

Para podermos passar,
vamos dar a volta ao mundo.
Eu quero já ir para a escola,
Sem esperar mais um segundo!

Joana Lobo – 2°ano

EB1 Reixida


56730576_2263891023650261_4367810035829440512_n.jpg

Agenda de eventos

May 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

mobilWEB.jpg