A Associação de Pais das escolas de freguesia de Cortes terminou mais um ano com um novo grupo de pais voluntários que trabalharam incansavelmente em prol das escolas da freguesia.


O ano iniciou com o evento das Tasquinhas 2014 nos dias 12, 13 e 14 de setembro com a habitual tasquinha de venda de sobremesas e café. Apesar do tempo não ter colaborado connosco, o evento foi positivo realçando-se o convívio e partilha de experiências com a comunidade local.

Na tarde do dia 16 de dezembro, no salão paroquial das Cortes foi realizada a festa de Natal para as crianças que frequentam as nossas escolas dando a oportunidade dos pais puderem estarem presentes. A festa iniciou-se com a atuação magnifica das crianças sob a orientação dos professores/educadores, seguindo-se uma pausa para o lanche e posteriormente, a atuação do teatro Libélula com a peça “Comida colorida, Estória garantida!” que deliciou os pequenos e graúdos. Como não poderia ser de outra forma, o Pai Natal chegou com os presentes para todas as crianças. Por fim, houve um lanche partilhado por todos os presentes. Esta festa foi considerada por muitos a melhor festa de Natal realizada até ao momento enchendo-se com espírito natalício que certamente todos se irão recordar.

Durante os primeiros meses do ano de 2015, os pais da EB1 da Reixida foram desafiados para a realização de obras com o intuito de pavimentar com pavê uma área com cerca de 220 m2 situada entre o parque infantil e o telheiro. Após o início dos trabalhos verificou-se que os desafios eram grandes e inesperados, pois houve necessidade de reconstruir um novo muro de suporte de terras e realização de formas de escoamento de águas. É de destacar que para além das tarefas já mencionadas, foi feito um canteiro, a colocação de rede no muro e um corrimão nas escadas e ainda o restauro de umas mesas exteriores de madeira. Com o apoio de algumas empresas locais e da União de freguesias LPBC através do fornecimento de materiais para a obra e ao magnífico trabalho realizado pelos pais que estiveram presentes na execução das obras criando-se um ambiente de excelente camaradagem, foi possível terminar um trabalho que já há muito tempo se fazia sentir a sua necessidade.

Durante o mês de março, as crianças venderam as quase 1200 rifas para a realização de um sorteio para o Cabaz da Páscoa da sua escola, perfazendo assim quatro cabazes na totalidade. Os artigos para o cabaz foram oferecidos pela comunidade escolar e colocados nas escolas assim como nos minimercados locais. A venda das rifas permitiu angariar verbas para a melhoria dos espaços escolares e aquisição de material didático/pedagógico.

Posteriormente, o Jardim de Infância da Reixida solicitou a colaboração da Associação de Pais e em parceria com a União de Freguesias LPBC para colocação de pavê num pequeno espaço entre o parque infantil e o telheiro.

Uma vez mais os pais colaboraram de uma forma extraordinária, pois quando se trabalha com gosto e em conjunto tudo é possível.

A pensar já no próximo ano letivo, a Associação de Pais realizou um cartaz informativo relativo às inscrições das matrículas e candidatou-se ao Orçamento Participativo 2016 com o intuito de remodelação e ampliação do refeitório e casas de banho na EB1 da Reixida.

Conscientes de que ainda há muito a fazer, pode-se concluir que o balanço deste ano foi consideravelmente positivo e que em conjunto com todas as entidades tudo é possível, basta é QUERER! 


56730576_2263891023650261_4367810035829440512_n.jpg

Agenda de eventos

May 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

mobilWEB.jpg