webtasquinhas

As tradicionais Tasquinhas das Cortes este ano realizaram-se nos dias 12, 13 e 14 de setembro, novamente no espaço da antiga Adega Cooperativa da antiga-freguesia. Grande parte das associações da zona marcaram presença neste fim-de-semana com as “tascas”, onde venderam iguarias gastronómicas e deram a provar vinho produzido na zona e sangria. 

Apesar das Tasquinhas terem começado na sexta-feira, a abertura oficial foi apenas no sábado à noite com a presença do Presidente da Câmara de Leiria, Raúl Castro, do Presidente da Junta de União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, José Cunha, do vogal do executivo da Junta em representação da freguesia de Cortes, Luís Gaspar, e também vários Vereadores da Câmara, executivos da Junta e os presidentes das Associações representadas no local.
Sábado foi sem dúvida o melhor dia de festa, tendo a parte de comes e bebes estado com fila e o corredor central estado cheio toda a noite, sendo que a animação durou até ao raiar do sol, apesar de, pela segunda noite consecutiva, a polícia ter sido chamada ao local por queixa contra o barulho.

Já no domingo a história foi bem diferente. A chuva abundante que caiu durante a hora de almoço não foi suficiente para fazer sair da mesa quem já estava a almoçar - apesar de ter havido quem comesse “com os pés de molho” - mas foi forte para que algumas barracas ficassem com más condições para conseguir trabalhar o resto do dia, o palco ficasse em risco e não houvesse segurança para que o material de som continuasse ligado o que fez com que fossem canceladas as apresentações da tarde a actuação musical da noite. Apesar disso, ao final da tarde o mau tempo abrandou e só a tasquinha das Vespas e a da Filarmónica é que não abriram. O problema do som foi remediado com uma aparelhagem e ainda foram algumas as pessoas que fizeram braço de ferro com a meteorologia e foram petiscar ou jantar ao recinto. 

A animação musical - escolhida com base no factor “a prata da casa” - na sexta-feira foi feita pelos Killer Boobs, no sábado pelo Duo Fronteira e pelos N´ASA. Para domingo estavam ainda agendados os Notas Soltas e o Musical Klass, que não tiveram condições para actuar. 

 

É para continuar
Ao longo das reuniões que antecederam o evento a presidência da União de Freguesias realçou a importância das associações se unirem para não deixarem morrer esta tradição, e foi detetada por todos a necessidade de conseguir melhores condições para o fazer, uma vez que os materiais que este ano conseguiram emprestados estavam em débeis condições. Também deve ser sublinhada a importância deste fim-de-semana anual porque, para além de ser um convívio trabalhoso mas dinamizado pelos vários lugares, traduz-se num fôlego monetário para grande parte das instituições.

 

Veja as fotografias AQUI.

 

Leia esta notícia na íntegra na edição número 323 do Jornal das Cortes, de 4 de Outubro de 2014.


Capa-Julho.jpg

Agenda de eventos

June 2020
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

geometriadomovelweb.jpg