A Quaresma é um tempo que tem as suas raízes já no Antigo e no Novo Testamento, como foram os quarenta anos que o Povo de Deus levou a atravessar o deserto e os quarenta dias passados por Jesus Cristo no deserto, como forma de purificação e de preparação para a Missão. Hoje podemos afirmar, segundo a carta aos Hebreus, que é um tempo propício para escutar a voz de Deus e purificar o coração, evitando todas as arritmias da vida; é um retiro comunitário de quarenta dias. Quando o coração escuta, encontra-se a verdade e vive-se o amor.

Ler mais...

Um domingo destes, fui passear à praia, foi impossível não reparar na quantidade de crianças que brincavam juntas, filhas de casais amigos que pela cumplicidade demonstrada cumpriam ali o seu ritual de domingo de manhã. Um jardim à beira mar, um café agradável, espaço para as crianças brincarem na rua, umas andavam de skate ou trotinete, outras jogavam à bola.

Ler mais...

A reorganização do poder local levada a cabo por o Governo anterior, nunca se pode dizer que foi um trabalho perfeito ou uma forma democrática de respeitar a vontade das populações porque, foi um processo feito aceleradamente onde, a opinião popular em muitos casos não foi tomada em consideração. Contudo, esta extensa união de Freguesias que uniu no mesmo sentido administrativo Leiria, Pousos, Barreira e Cortes a médio ou longo prazo se for bem administrada e posta ao serviço do interesse colectivo, pode acabar por ser benéfica e melhorar a qualidade de vida das populações porque, há projectos com uma determinada envergadura que só uma freguesia com um significativo numero de habitantes tem uma margem de manobra mais folgada para negociar com o Município, o fornecimento de bens e serviços com um escalão de preços aceitáveis, aliviando dessa forma a pesada carga fiscal que tem sido lançada sobre os ombros dos contribuintes.

Ler mais...

Esta poderia ser uma carta aberta a todas as pessoas que nos apontam a dedo. A nós, gerações mais novas. Que não temos ambições, sonhos ou rumos para a nossa vida. A nós, jovens desempregados, jovens a viver em casa dos pais, jovens solteiros, jovens com empregos precários, a recibos verdes ou com contratos a termo de seis meses.

Ler mais...

Ao seguir as notícias todos os dias do Sínodo dos Bispos com os jovens, a realizado em Roma, pensei escrever um pouco sobre o assunto. Não quero dar conselhos, muitos menos escrever sobre um assunto em que diretamente não estou metido, como adulto que sou e com certa idade, no dizer de alguém.

Ler mais...

Este mês tive o privilégio de acordar cedo a um domingo de manhã para ir beber um café quente com um primo afastado. Não via aquele rapaz há imenso tempo, nunca fomos muito próximos, mas em poucos minutos percebi porque somos família. Há coisas que não se explicam mas que estão cá, no sangue. Ele acredita nisso e eu também passei a acreditar depois dessa manhã.

Ler mais...

“As Cortes estão a ficar mais pobres”. Nas últimas semanas temos assistido a partidas de conterrâneos queridos que estamos habituados a ver todos os dias. Gente da terra, forças vivas com participações ativas nas instituições dos lugares, malta nova.

Ler mais...

Falar ou escrever sobre assuntos de futebol, não é propriamente o tema mais apropriado a crónicas deste jaez. Contudo, se tomarmos atitudes e acontecimentos desse mundo, e fizermos paralelismos com que se passa, ou pode passar, de semelhante no nosso mundo, talvez o tema possa assumir outros encantos. Isto a propósito do caso do nosso, enquanto madeirense, Cristiano Ronaldo. A Juventos, muito embora uma vecchia senhora, estava convencida de que tinha comprado o melhor do mundo… Por cá também muita gente “comprou” do BES, que se dizia o melhor banco do país e arredores! Mas voltando ao Ronaldo. Como se viu rapidamente, a vecchia senhora não comprou nada o melhor.

Ler mais...
Capa-Julho.jpg

Agenda de eventos

June 2018
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

Assine o Jornal das Cortes AQUI!

Por apenas 15€ por mês (nacional) ou 25€ (estrangeiro)

m_tenda.jpg